Olá, caros participantes!
Já está disponível a lista completa de comunicações.
Vocês podem conferir a lista no link a seguir:
Link 1 - Sessões Comunicações
Teremos quatro Sessões de comunicações. Confiram as datas abaixo:
Dia 04/11
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 01
|
|
Anne Pauliny Braga Almeida
Ana Keulliny Aragão Bezerra
Angélica Maria Mendes Pinheiro
|
PARADIDÁTICO: SINÔNIMO DE INCENTIVO À LEITURA?
|
Dalva Patricia de Alencar
|
LEITURA E LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA
ESCOLAR
|
Enderson de Souza Sampaio
Maria Luiza Germano de Souza
|
APONTAMENTOS ACERCA DA PRÁTICA DE LEITURA
LITERÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS
|
Wesclei Ribeiro da Cunha
|
LEITURA EM SALA DE AULA: ENTRECRUZAMENTOS ENTRE
O HISTÓRICO E O FICCIONAL NAS CRÔNICAS DE ANA MIRANDA
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 02
|
|
Fúlvio de Oliveira Saraiva
Alyni Ferreira Costa
|
O ENSINO E A HISTÓRIA NA
LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DE JAUSS |
Manuella Mirna Enéas de Nazaré
|
A LEITURA LITERÁRIA NOS TEMPOS ATUAIS:
SITUAÇÕES, BARREIRAS E REFLEXÕES
|
Williany Larissa G. de Sá Souza
Talita de Souza Massena
|
A ORALIDADE EM PRÁTICA
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 03
|
|
Alexandre Antonio C. de Souza
|
A PRESENÇA DA SÁTIRA SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA
NA POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS
|
Antônia de Fátima Soares Moreira
|
AS FACES DO SOFRIMENTO NA BUSCA PELO AMOR NA
OBRA POÉTICA DE FLORBELA ESPANCA
|
Edilene Borges de Carvalho
|
A NOÇÃO BAKHTINIANA DE CRONOTOPO NA OBRA
“ATALIBA, O VAQUEIRO”
|
Maciel Fernandes Maia
|
A PERCEPÇÃO DE GREGÓRIO DE MATOS ACERCA DA
POPULAÇÃO BRASILEIRA MATERIALIZADA EM SEUS POEMAS SATÍRICOS
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 04
|
|
Débora Lorena Lins
|
A
DUALIDADE DE LOUIS MALLARD EM THE STORY OF AN HOUR DE KATE CHOPIN
|
Maria José da Silva
|
A INFÂNCIA NO CONTO MENINÃO DO CAIXOTE
|
Raquel Ferreira Ribeiro
|
ANÁLISE MULTIMODAL DE PERSONAGENS EM MACBETH:
THE GRAPHIC NOVEL DE SHAKESPEARE
|
Ricelly Jáder Bezerra da SILVA.
|
JANE AUSTEN REESCRITA NO CINEMA: UMA HEROÍNA
ROMANTIZADA
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 05
|
|
Diego Nascimento Araújo
|
TRAGÉDIA DOS AFETOS: UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA EM
CIRANDA DE PEDRA E REUNIÃO DE FAMÍLIA
|
Gislaine Costa Cerqueira
|
FRASEMÁRIO LITERÁRIO: COLETA, ORGANIZAÇÃO E
ANÁLISE DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO ROMANCE DONA GUIDINHA DO POÇO (1952), DE
OLIVEIRA PAIVA
|
Ianna Paula Batista Gonçalves
Francisco Bezerra dos Santos
|
LITERATURA E HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE
DE SABERES
NA COMPREENSÃO DO TEXTO LITERÁRIO |
Solange Maria Soares de Almeida
|
A COMÉDIA E O ENSINO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 06
|
|
Adelannia Chaves Dantas
|
A MORTE EM O PRESO DE MOREIRA CAMPOS E EM
SOLIDÃO DE MIGUEL TORGA
|
Benedito
Teixeira de Sousa
|
O
ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DAS NARRATIVAS
INFANTO-JUVENIS DE TEMÁTICA HOMOAFETIVA
|
Francisca
Rayane Fernandes da Silva
|
ESTUDO
TEÓRICO SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NAS AULAS DE LITERATURA
|
Sarah Maria Borges Carneiro
|
OS GATOS DE NEIL GAIMAN: UMA ANÁLISE DA
REPRESENTAÇÃO DOS ANIMAIS NÃO-HUMANOS EM “O PREÇO”
|
Dia 05/11
(manhã)
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 07
|
|
Antonia de Jesus Sales
|
OS FILÓSOFOS E A TRADUTOLOGIA: ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES DA FILOSOFIA DA TRADUÇÃO
|
Leonardo Silva Sidney
Moisés de Oliveira
|
UMA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E DAS QUESTÕES
FILOSÓFICAS DO SERTÃO MATO-GROSSENSE NO LIVRO INOCÊNCIA DE VISCONDE DE TAUNAY
|
Renata Marques Soares
|
O ÉTICO E O ESTÉTICO EM RELAÇÃO ÀS PERSONAGENS
FEMININAS CORDULINA E CONCEIÇÃO
|
Tiago Italo Ferreira da Silva
|
ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO
DIALÓGICA NA BUSCA PELO ENTENDIMENTO DO MUNDO
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 08
|
|
Diane Xavier
Luana Paula
Antônio Fernandes Sobrinho
|
TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA NO ESTÉTICO FEMINO
ENTRE A PINTURA MACK SENNETT DE RENÉ MAGRITTE E O POEMA THE APPLICANT DE
SYLVIA PLATH
|
Larissa Pinheiro Xavier
|
O TEXTO LITERÁRIO E SUA ADAPTAÇÃO FÍLMICA COMO
RECURSOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA
|
Luana Paula dos Santos Silva Diane Xavier de Sousa
|
TRADUÇÃO, CINEMA E LITERATURA: UMA ANÁLISE DO
FILME O AUTO DA COMPADECIDA
|
Yls Rabelo Câmara
Yzy Maria Rabelo Câmara
|
SCARLETT O’HARA: UM BREVE OLHAR
LITERÁRIO-PSICOLÓGICO SOBRE UMA DAS ANTI-HEROÍNAS MAIS EMBLEMÁTICAS DA
LITERATURA NORTE-AMERICANA DO SÉCULO XX
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 09
|
|
Amanda Jéssica Ferreira Moura
|
O OBSCENO EM CENA: CONFLUÊNCIAS ENTRE
ARISTÓFANES E HILDA HILST
|
Joelma Mendes Soares Barbosa
|
LITERATURA E SOCIEDADE: PODER E SABER EM
ÉDIPO-REI DE SÓFOCLES
|
Luciano HeidrichBisol
|
CONCUBINATO (PALLAKEÍA) EM ANDRÔMACA DE
EURÍPIDES
|
Maria Helena Aguiar Martins
|
A ELOCUÇÃO ERÓTICA DE TIBULO 1.1 E 2.3
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 10
|
|
Maria Juraci Maia Cavalcante
|
O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DE JESUÍTAS
NA ESCOLA APOSTÓLICA DE BATURITÉ
|
Matheus Henrique da F. Barros
Talita de Souza Massena
|
O SARAU LITERÁRIO MUSICAL NAS TURMAS DO 1º ANO
DO ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
Nathalia Bezerra da S. Ferreira
Antônio Hamilton F. Queiroz
|
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA
EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARTINS RODRIGUES, QUIXADÁ-CE
|
Talita de Souza Massena
Matheus Henrique da F. Barros
|
UMA RÁDIO TROVADORESCA: LITERATURA E ARTES
TRAZENDO AS TIC PARA A SALA DE AULA – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
|
Dia 05/11
(tarde)
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 11
|
|
Francisco Wellington Rodrigues Lima
|
MACHADO DE ASSIS E OS RESÍDUOS DO DIABO
MEDIEVAL NO CONTO A IGREJA DO DIABO
|
Jessica Souza Ferreira Marques
|
A POESIA DE FRANCISCO CARVALHO EM ROSA
GEOMÉTRICA
|
Margarida Pontes Timbó
|
A BAGACEIRA: ILUSTRAÇÕES E CONFLITO DE FAMÍLIA
|
Rafael Lima de Oliveira
|
QUESTÕES ETNICO-RACIAIS NA ESCOLA: LOBATO NO
BANCO DOS RÉUS
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 12
|
|
Ana Cláudia Veras Santos
|
DIÁLOGOS POÉTICOS ENTRE MANOEL DE BARROS E
PAULO LEMINSKI
|
Edilson da Silva Pereira
|
A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NA ARTE DE
CLARICE LISPECTOR: ÁGUA VIVA E O DIÁLOGO COM OUTRAS ARTES
|
Pedro Freitas Neto
José Pereira de Andrade Filho
|
MELANCOLIA E MODERNIDADE EM O CISNE DE
BAUDELAIRE – COM UMA NOTA SOBRE A LITERATURA DE W.G. SEBALD'
|
Yzy Maria Rabelo Câmara
Yls Rabelo Câmara
|
A OBRA AUTOBIOGRÁFICA CANTO DOS MALDITOS E SUA
IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE SABERES PSICOPATOLÓGICOS
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 13
|
|
Marlúcia Nogueira do Nascimento
|
LEITURAS DA INFÂNCIA EM MANOEL DE BARROS
|
Priscila Viviane Carvalho
|
E-BOOK, E-NSINO, E-DUCAÇÃO
|
Tatiana Vieira de Lima
Marlúcia Nogueira do Nascimento
|
MANOEL DE BARROS E MARIO QUINTANA, OU QUANTO
TEMPO DURA A INFÂNCIA?
|
Antonio Ailton Santos Silva
|
POESIA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO COMPREENSIVA –
Disposições para a experiência com o poético
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 14
|
|
Charles Albuquerque Ponte
Maria Benvenuta S. de Andrade
|
A LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE:
UMA
AVALIAÇÃO |
Francisca Carolina Lima da Silva
|
A RE-ESCRITA DOS MITOS BÍBLICOS EM UM SARAMAGO
PÓS-MODERNO: A RE-HISTORIZAÇÃO DO SAGRADO A PARTIR DA FICÇÃO
|
Otávio Campos Vasconcelos Fajardo
|
ESCUTE LÁ / ISTO É UM POEMA: MATILDE CAMPILHO E
A POESIA NA ERA DA TÉCNICA
|
Priscila Pesce Lopes de Oliveira
|
FOTOGRAFIA, HAIKU E O ROMANCE DE ROLAND BARTHES
|
Dia 06/11
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 15
|
|
Ana Luiza de França Sá
|
VISÕES DA ESCOLA PUNITIVA NA LITERATURA E A
FORMAÇÃO DO PROFESSOR
|
Gleice do Socorro Bittencourt dos Reis
|
CASO DO VESTIDO E O VESTIDO: UMA ANÁLISE
INTERTEXTUAL
|
Patricia Pereira de Matos
Maria Kellynia Farias Alves
|
TECENDO AFRICANIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR A
PARTIR DO FALAR CEARENSE
|
Simone Lopes de Almeida Nunes
|
AS TRADUÇÕES DE AS AVENTURAS DE PINÓQUIO PARA O
PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE A INVISIBILIDADE DO AUTOR E ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS
DEFORMADORAS DE BERMAN
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 16
|
|
Charles Ribeiro Pinheiro
|
O INCOMUM LEITOR PIERRE MENARD: A CONTRIBUIÇÃO
DE BORGES PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA
|
Francisca Geane Souza Oliveira
|
A SOLIDÃO ESSENCIAL O OLHAR SOBRE A ESCRITURA
DE O OVO E A GALINHA, DE CLARICE LISPECTOR
|
Iolaudo Bezerra de Castro
Alisson Ribeiro dos Santos
Viviane Vieira Sobrinho
|
DO MUNDO DA LEITURA LITERÁRIA PARA A LEITURA DO
MUNDO DA SECA
|
Rafaela de Abreu Gomes
|
UM LEITOR À JANELA: ALGUMAS CENAS DE PASSEIO AO
FAROL
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 17
|
|
Lidiana de Oliveira Barros
|
A LITERATURA INFANTIL NO ENFRENTAMENTO DA
VIOLÊNCIA SEXUAL: REFLEXÕES ACERCA DAS OBRAS SEGREDO, SEGREDÍSSIMO, DE ODÍVIA
BARROS, E ANTÔNIO, DE HUGO MONTEIRO FERREIRA
|
Maria da Glória Ferreira de Sousa
|
LUANDINO VIEIRA E MIA COUTO: A LINGUAGEM A
FAVOR DA
TRANSFORMAÇÃO |
Maria Selta Pereira
|
LITERATURA INFANTIL: LER E ESCREVER NA SEMANA
DO LIVRO INFANTIL
|
Naiana Iris Teixeira Farias
|
A RELAÇÃO CONTRATUAL ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS
NA SÉRIE PARA GOSTAR DE LER
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 18
|
|
Emerson de Sousa Vieira
|
AUTOBIOGRAFIA E AUTOCONTEMPLAÇÃO NA OBRA
MEMÓRIAS DO CÁRCERE
|
Michelle Patrícia Paulista da Rocha
|
ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA EPISTOLOGRAFIA
DE VERÍSSIMO DE MELO
|
Vanessa Kallieny Noronha
Débora Lorena Lins
|
A REPRESENTAÇÃO D CANGAÇO EM FOGO MORTO DE JOSÉ
LINS DO RÊGO
|
Vicente de Paula da Silva Martins
|
FRASEMÁRIO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 19
|
|
Auricélio Ferreira de Souza
Tiago Nascimento Silva
|
‘O QUE VEMOS E O QUE NOS OLHA’: DOS CONFLITOS
PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA DA LEITURA LITERÁRIA NA ERA DAS
PERFORMANCES
|
Edma Cristina Alencar de Gois
|
O ROMANCE COMO LIVRO DE ARTISTA: O CASO DA OBRA
DE VALÊNCIO XAVIER
|
Manoel Freire Rodrigues
|
POR QUE E PARA QUE LITERATURA: DIALOGANDO COM
LIMA BARRETO E ANTONIO CANDIDO
|
Verônica Regina de Aguiar
|
NARRADORES GUIADOS PELA TRADIÇÃO EM UM RIO
CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO
|
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 20
|
|
Fátima Carla F. Silva Marques
|
LITERATURA, CRENÇAS E ENSINO: MUDANÇAS NO
DESEMPENHO LEITOR ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA
|
Herbenia Freitas Ribeiro
|
O DISCURSO INFANTIL NO LIMBO: A SOLIDÃO DA
INFÂNCIA E A BUSCA PELA ALTERIDADE EM A VALSA Nº 6 E EM GERTRUDES PEDE UM
CONSELHO
|
Marcos Roberto dos Santos Amaral
|
LITERATURA NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM:
DEVIRES
|
olá, gostaria de saber se posso ser relocado para sexta-feira, pois quinta terei uma prova para mestrado da uece em educação. apresentarei a comunicação literatura e matemática no enem: devires
ResponderExcluir