COMUNICAÇÕES


Olá, caros participantes!Já está disponível a lista completa de comunicações.
Vocês podem conferir a lista nos links a seguir: 

                    
Teremos quatro Sessões de comunicações. Confiram as datas abaixo:

Dia 04/11




SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 01
Anne Pauliny Braga Almeida
Ana Keulliny Aragão Bezerra
Angélica Maria Mendes Pinheiro

PARADIDÁTICO: SINÔNIMO DE INCENTIVO À LEITURA?
Dalva Patricia de Alencar
LEITURA E LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA ESCOLAR
Enderson de Souza Sampaio
Maria Luiza Germano de Souza
APONTAMENTOS ACERCA DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS
Wesclei Ribeiro da Cunha
LEITURA EM SALA DE AULA: ENTRECRUZAMENTOS ENTRE O HISTÓRICO E O FICCIONAL NAS CRÔNICAS DE ANA MIRANDA






SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 02


Fúlvio de Oliveira Saraiva
Alyni Ferreira Costa
O ENSINO E A HISTÓRIA NA
LITERATURA: CONTRIBUIÇÕES DE JAUSS
Manuella Mirna Enéas de Nazaré
A LEITURA LITERÁRIA NOS TEMPOS ATUAIS: SITUAÇÕES, BARREIRAS E REFLEXÕES
Williany Larissa G. de Sá Souza
Talita de Souza Massena
A ORALIDADE EM PRÁTICA







SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 03
Alexandre Antonio C. de Souza
A PRESENÇA DA SÁTIRA SOCIAL E SUA IMPORTÂNCIA NA POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS
Antônia de Fátima Soares Moreira
AS FACES DO SOFRIMENTO NA BUSCA PELO AMOR NA OBRA POÉTICA DE FLORBELA ESPANCA
Edilene Borges de Carvalho
A NOÇÃO BAKHTINIANA DE CRONOTOPO NA OBRA “ATALIBA, O VAQUEIRO”
Maciel Fernandes Maia
A PERCEPÇÃO DE GREGÓRIO DE MATOS ACERCA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA MATERIALIZADA EM SEUS POEMAS SATÍRICOS







SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 04
Débora Lorena Lins

A DUALIDADE DE LOUIS MALLARD EM THE STORY OF AN HOUR DE KATE CHOPIN
Maria José da Silva
A INFÂNCIA NO CONTO MENINÃO DO CAIXOTE
Raquel Ferreira Ribeiro
ANÁLISE MULTIMODAL DE PERSONAGENS EM MACBETH: THE GRAPHIC NOVEL DE SHAKESPEARE
Ricelly Jáder Bezerra da SILVA.
JANE AUSTEN REESCRITA NO CINEMA: UMA HEROÍNA ROMANTIZADA







SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 05
Diego Nascimento Araújo
TRAGÉDIA DOS AFETOS: UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA EM CIRANDA DE PEDRA E REUNIÃO DE FAMÍLIA
Gislaine Costa Cerqueira
FRASEMÁRIO LITERÁRIO: COLETA, ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS NO ROMANCE DONA GUIDINHA DO POÇO (1952), DE OLIVEIRA PAIVA
Ianna Paula Batista Gonçalves
Francisco Bezerra dos Santos

LITERATURA E HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE DE SABERES
NA COMPREENSÃO DO TEXTO LITERÁRIO
Solange Maria Soares de Almeida
A COMÉDIA E O ENSINO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA





SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 06
Adelannia Chaves Dantas
A MORTE EM O PRESO DE MOREIRA CAMPOS E EM SOLIDÃO DE MIGUEL TORGA
Benedito Teixeira de Sousa

O ENSINO DE LITERATURA NAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DAS NARRATIVAS INFANTO-JUVENIS DE TEMÁTICA HOMOAFETIVA
Francisca Rayane Fernandes da Silva

ESTUDO TEÓRICO SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NAS AULAS DE LITERATURA
Sarah Maria Borges Carneiro
OS GATOS DE NEIL GAIMAN: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DOS ANIMAIS NÃO-HUMANOS EM “O PREÇO”





Dia 05/11
(manhã)



SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 07
Antonia de Jesus Sales
OS FILÓSOFOS E A TRADUTOLOGIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DA FILOSOFIA DA TRADUÇÃO
Leonardo Silva Sidney
Moisés de Oliveira
UMA ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E DAS QUESTÕES FILOSÓFICAS DO SERTÃO MATO-GROSSENSE NO LIVRO INOCÊNCIA DE VISCONDE DE TAUNAY
Renata Marques Soares
O ÉTICO E O ESTÉTICO EM RELAÇÃO ÀS PERSONAGENS FEMININAS CORDULINA E CONCEIÇÃO
Tiago Italo Ferreira da Silva
ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA: UMA RELAÇÃO DIALÓGICA NA BUSCA PELO ENTENDIMENTO DO MUNDO





SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 08
Diane Xavier
Luana Paula
Antônio Fernandes Sobrinho
TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA NO ESTÉTICO FEMINO ENTRE A PINTURA MACK SENNETT DE RENÉ MAGRITTE E O POEMA THE APPLICANT DE SYLVIA PLATH
Larissa Pinheiro Xavier
O TEXTO LITERÁRIO E SUA ADAPTAÇÃO FÍLMICA COMO RECURSOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA
Luana Paula dos Santos Silva  Diane Xavier de Sousa
TRADUÇÃO, CINEMA E LITERATURA: UMA ANÁLISE DO FILME O AUTO DA COMPADECIDA
Yls Rabelo Câmara
Yzy Maria Rabelo Câmara
SCARLETT O’HARA: UM BREVE OLHAR LITERÁRIO-PSICOLÓGICO SOBRE UMA DAS ANTI-HEROÍNAS MAIS EMBLEMÁTICAS DA LITERATURA NORTE-AMERICANA DO SÉCULO XX






SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 09
Amanda Jéssica Ferreira Moura
O OBSCENO EM CENA: CONFLUÊNCIAS ENTRE ARISTÓFANES E HILDA HILST
Joelma Mendes Soares Barbosa
LITERATURA E SOCIEDADE: PODER E SABER EM ÉDIPO-REI DE SÓFOCLES
Luciano HeidrichBisol
CONCUBINATO (PALLAKEÍA) EM ANDRÔMACA DE EURÍPIDES
Maria Helena Aguiar Martins
A ELOCUÇÃO ERÓTICA DE TIBULO 1.1 E 2.3







SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 10
Maria Juraci Maia Cavalcante
O ENSINO DE LITERATURA E A FORMAÇÃO DE JESUÍTAS NA ESCOLA APOSTÓLICA DE BATURITÉ
Matheus Henrique da F. Barros
Talita de Souza Massena

O SARAU LITERÁRIO MUSICAL NAS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO PE - CAMPUS FLORESTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Nathalia Bezerra da S. Ferreira
Antônio Hamilton F. Queiroz
O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARTINS RODRIGUES, QUIXADÁ-CE
Talita de Souza Massena
Matheus Henrique da F. Barros
UMA RÁDIO TROVADORESCA: LITERATURA E ARTES TRAZENDO AS TIC PARA A SALA DE AULA – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA





Dia 05/11
(tarde)



SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 11
Francisco Wellington Rodrigues Lima
MACHADO DE ASSIS E OS RESÍDUOS DO DIABO MEDIEVAL NO CONTO A IGREJA DO DIABO
Jessica Souza Ferreira Marques
A POESIA DE FRANCISCO CARVALHO EM ROSA GEOMÉTRICA
Margarida Pontes Timbó
A BAGACEIRA: ILUSTRAÇÕES E CONFLITO DE FAMÍLIA
Rafael Lima de Oliveira
QUESTÕES ETNICO-RACIAIS NA ESCOLA: LOBATO NO BANCO DOS RÉUS








SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 12
Ana Cláudia Veras Santos
DIÁLOGOS POÉTICOS ENTRE MANOEL DE BARROS E PAULO LEMINSKI
Edilson da Silva Pereira
A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NA ARTE DE CLARICE LISPECTOR: ÁGUA VIVA E O DIÁLOGO COM OUTRAS ARTES
Pedro Freitas Neto
José Pereira de Andrade Filho
MELANCOLIA E MODERNIDADE EM O CISNE DE BAUDELAIRE – COM UMA NOTA SOBRE A LITERATURA DE W.G. SEBALD'
Yzy Maria Rabelo Câmara
Yls Rabelo Câmara
A OBRA AUTOBIOGRÁFICA CANTO DOS MALDITOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE SABERES PSICOPATOLÓGICOS






SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 13
Marlúcia Nogueira do Nascimento
LEITURAS DA INFÂNCIA EM MANOEL DE BARROS
Priscila Viviane Carvalho
E-BOOK, E-NSINO, E-DUCAÇÃO
Tatiana Vieira de Lima
Marlúcia Nogueira do Nascimento
MANOEL DE BARROS E MARIO QUINTANA, OU QUANTO TEMPO DURA A INFÂNCIA?
Antonio Ailton Santos Silva
POESIA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO COMPREENSIVA – Disposições para a experiência com o poético









SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 14
Charles Albuquerque Ponte
Maria Benvenuta S. de Andrade
A LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA NA UNIVERSIDADE: UMA
AVALIAÇÃO
Francisca Carolina Lima da Silva
A RE-ESCRITA DOS MITOS BÍBLICOS EM UM SARAMAGO PÓS-MODERNO: A RE-HISTORIZAÇÃO DO SAGRADO A PARTIR DA FICÇÃO
Otávio Campos Vasconcelos Fajardo
ESCUTE LÁ / ISTO É UM POEMA: MATILDE CAMPILHO E A POESIA NA ERA DA TÉCNICA
Priscila Pesce Lopes de Oliveira
FOTOGRAFIA, HAIKU E O ROMANCE DE ROLAND BARTHES








Dia 06/11




SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 15
Ana Luiza de França Sá
VISÕES DA ESCOLA PUNITIVA NA LITERATURA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Gleice do Socorro Bittencourt dos Reis
CASO DO VESTIDO E O VESTIDO: UMA ANÁLISE INTERTEXTUAL
Patricia Pereira de Matos
Maria Kellynia Farias Alves
TECENDO AFRICANIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DO FALAR CEARENSE
Simone Lopes de Almeida Nunes
AS TRADUÇÕES DE AS AVENTURAS DE PINÓQUIO PARA O PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE A INVISIBILIDADE DO AUTOR E ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DEFORMADORAS DE BERMAN





SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 16
Charles Ribeiro Pinheiro
O INCOMUM LEITOR PIERRE MENARD: A CONTRIBUIÇÃO DE BORGES PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA
Francisca Geane Souza Oliveira
A SOLIDÃO ESSENCIAL O OLHAR SOBRE A ESCRITURA DE O OVO E A GALINHA, DE CLARICE LISPECTOR
Iolaudo Bezerra de Castro
Alisson Ribeiro dos Santos
Viviane Vieira Sobrinho
DO MUNDO DA LEITURA LITERÁRIA PARA A LEITURA DO MUNDO DA SECA
Rafaela de Abreu Gomes
UM LEITOR À JANELA: ALGUMAS CENAS DE PASSEIO AO FAROL






SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 17
Lidiana de Oliveira Barros
A LITERATURA INFANTIL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL: REFLEXÕES ACERCA DAS OBRAS SEGREDO, SEGREDÍSSIMO, DE ODÍVIA BARROS, E ANTÔNIO, DE HUGO MONTEIRO FERREIRA
Maria da Glória Ferreira de Sousa
LUANDINO VIEIRA E MIA COUTO: A LINGUAGEM A FAVOR DA
TRANSFORMAÇÃO
Maria Selta Pereira
LITERATURA INFANTIL: LER E ESCREVER NA SEMANA DO LIVRO INFANTIL
Naiana Iris Teixeira Farias
A RELAÇÃO CONTRATUAL ENTRE CRIANÇAS E ADULTOS NA SÉRIE PARA GOSTAR DE LER






SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 18
Emerson de Sousa Vieira
AUTOBIOGRAFIA E AUTOCONTEMPLAÇÃO NA OBRA MEMÓRIAS DO CÁRCERE
Michelle Patrícia Paulista da Rocha
ENSINO DE LITERATURA A PARTIR DA EPISTOLOGRAFIA DE VERÍSSIMO DE MELO
Vanessa Kallieny Noronha
Débora Lorena Lins
A REPRESENTAÇÃO D CANGAÇO EM FOGO MORTO DE JOSÉ LINS DO RÊGO
Vicente de Paula da Silva Martins
FRASEMÁRIO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO







SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 19
Auricélio Ferreira de Souza
Tiago Nascimento Silva
‘O QUE VEMOS E O QUE NOS OLHA’: DOS CONFLITOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PERSPECTIVA DA LEITURA LITERÁRIA NA ERA DAS PERFORMANCES
Edma Cristina Alencar de Gois
O ROMANCE COMO LIVRO DE ARTISTA: O CASO DA OBRA DE VALÊNCIO XAVIER
Manoel Freire Rodrigues
POR QUE E PARA QUE LITERATURA: DIALOGANDO COM LIMA BARRETO E ANTONIO CANDIDO
Verônica Regina de Aguiar
NARRADORES GUIADOS PELA TRADIÇÃO EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO





SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 20
Fátima Carla F. Silva Marques
LITERATURA, CRENÇAS E ENSINO: MUDANÇAS NO DESEMPENHO LEITOR ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA

Herbenia Freitas Ribeiro
O DISCURSO INFANTIL NO LIMBO: A SOLIDÃO DA INFÂNCIA E A BUSCA PELA ALTERIDADE EM A VALSA Nº 6 E EM GERTRUDES PEDE UM CONSELHO
Marcos Roberto dos Santos Amaral
LITERATURA NA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM: DEVIRES


Nenhum comentário:

Postar um comentário