Prof. Dr. Benedito Antunes (UNESP-Assis).
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Letras [Literaturas de Língua Portuguesa] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Modernismo Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e história, romance brasileiro, leitura e literatura na escola, formação do leitor, Juó Bananére.
Prof.ª Dr.ª Rosângela Sarteschi (USP).
Possui
graduação em Letras - Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1984)
e Doutorado em Letras (Estudos Comprados de Literaturas de Língua Portuguesa)
pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora doutora junto ao
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Atua na área de Estudos
Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, nas seguintes linhas de
pesquisa: literatura e história; literatura e sociedade, ensino de literatura
(a lei 11.645/08 em perspectiva) e literatura comparada nos países de língua
oficial portuguesa.
Prof. Dr. Claudicélio Rodrigues da Silva (UFC)
Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, na
subárea de Poética. Mestre em Literatura Brasileira e teorias da Literatura
pela UFF. Graduado em LETRAS pela UEMA. Tem experiência na área de Letras, com
ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas:
poéticas do contemporâneo, erotismo no sagrado e transgressão. É professor
adjunto de literatura brasileira na UFC e sob o nome Cláudio Rodrigues, é
escritor de literatura infanto-juvenil.
Prof.ª Dr.ª Sarah Diva da Silva Ipiranga (UECE)
Professora Adjunta de Literatura Comparada do
Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Pós-Doutora em Literatura
Brasileira - Centro de Estudos Comparatistas - Universidade de Lisboa
("Infância, memória e formação na poesia de Jáder de Carvalho").
Coordenadora do projeto de pesquisa "Leitura e formação: humanidades
literárias". Vice-Coordenadora do PROFLETRAS e responsável pela disciplina
"Literatura e Ensino". Tese de Doutorado em Educação Brasileira
(UFC): "Imagens da infância: criança, aprendizagem e formação nos contos
de Guimarães Rosa e Clarice Lispector". Dissertação de Mestrado em Estudos
Literários (UFMG): "O mal da língua; violência e linguagem nos contos de
Rubem Fonseca". Autora do livro O sol na palavra: a literatura cearense
sob o signo solar.
Prof.ª Dr.ª Ana Célia Clementino Moura (PPGL-UFC).
Graduada em Letras pela Universidade Federal do
Ceará, fez Curso de Aperfeiçoamento no Ensino da Língua Portuguesa, e de
Especialização em Linguística, em Alfabetização e em Informática na Educação.
Fez Mestrado (1997) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará
(2002). Atualmente é professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC.
Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada,
interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: alfabetização,
aprendizagem da língua escrita, produção de texto, avaliação, especialmente, de
redação e de língua portuguesa no vestibular. Coordenou pesquisa sobre a
alfabetização, as condições das escolas e o trabalho docente da rede pública do
Estado do Ceará. Atualmente integra a Comissão Permanente de Seleção da
Universidade Federal do Ceará, com a função de coordenar a elaboração de itens
que constarão do Banco Nacional de Itens (INEP-MEC), para a prova do ENEM na
área de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG).
Graduação em Letras - Faculdades Integradas de
Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de
São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade
de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais
(2004). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina
Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura
Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino,
poesia, literatura infantil, contos e literatura de cordel.
Prof.ª Dr.ª Bernadete de Souza Porto (UFC)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade
Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de
Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará
(2001). Foi professora na FESP-PE, UEPB, UECE (Visitante) e Adjunta da
Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o grupo de
pesquisa em educação e ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade,
didática e formação do educador. Trabalhou, de 2004 a 2008, na Faculdade 7 de
Setembro, onde coordenou o Núcleo Didático-Pedagógico e lecionou nos Cursos de
Pedagogia e Comunicação Social. É professora Adjunta III na Universidade
Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática, onde leciona as
disciplinas Didática, Estágio Supervisionado, Ludopedagogia e Docência no
Ensino Fundamental. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, é
membro do Eixo Aprendiz, Docência e Escola, da Linha Educação Currículo e
Ensino e ministra disciplinas na área da Didática, da formação de professores e
da Ludicidade. Na UFC, coordenou o Projeto Casa de 2009 a 2012. Atualmente, é
Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC), coordenadora
institucional do Laboratório interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)
e Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.
Prof. Dr. Frederico de Castro Neves (UFC)
Possui graduação em História (UFC, 1986),
mestrado em Sociologia (UFC, 1992) e doutorado em História (UFF, 1998), tendo
realizado estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2002 e
2013). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de História da
Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e
Doutorado. Tem experiência na área de História do Brasil Império, atuando
principalmente nos seguintes temas: secas, migrações, revoltas camponesas,
movimentos sociais e conflitos sociais.
Prof.ª Dr.ª Heloísa Helena Siqueira Correia (UNIR).
É graduada em Filosofia pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestre em Letras pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutora em
Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem
experiência docente em teoria e crítica literária, literatura brasileira,
estética, filosofia e ética. Pesquisa as relações entre literatura e filosofia,
o fantástico literário em textos de literatura brasileira e latino-americana,
entre outras, e os processos de leitura literária. Atualmente é professora
adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, lecionando as
disciplinas de teoria e crítica literária no Curso de Licenciatura em
Letras-Português e no Programa de Mestrado em Estudos Literários. É membro do
GT ANPOLL "Vertentes do Insólito Ficcional" e coordenadora do Grupo
de Pesquisa em Estudos Literários da UNIR. Atua ainda na coordenação de área de
gestão e assuntos educacionais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência -
PIBID/UNIR. Estuda principalmente a obra dos seguintes autores: Antônio Cândido,
Benedito Nunes, Terry Eagleton, Platão, Nietzsche, Jorge Luís Borges, Júlio
Cortázar e Murilo Rubião.
Prof.ª Dr.ª Terezinha Oliveira (UEM).
Possui graduação em História pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais
pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em
2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade
de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade
Estadual de Maringá e Diretora da Universidade Estadual de Maringá. Também é
Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e
membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação,
especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos
seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média,
escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições
Educacionais na Idade Média e formação de professores.
Prof. Dr. Humberto Hermenegildo de Araújo (UFRN)
Possui graduação em Letras (UFRN, 1980),
mestrado em Teoria e História Literária (UNICAMP, 1991), doutorado em Letras
(UFPB, 1996) e estágio de pós-doutorado (Teoria Literária e Literatura
Comparada, FFLCH/USP, 2010-2012). Atualmente é professor titular da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras,
com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Crítica Literária e
História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: moderna
literatura brasileira, regionalismo, correspondência, literatura e ensino, com
ênfase no estudo da literatura local e regional.
Prof. Dr. Josivaldo Custódio da Silva (UPE).
Graduado em Letras (habilitação
Português/Inglês) pela FFPNM-UPE (1996.2-2000.1) e Especialista em Literaturas
de Língua Inglesa, também pela FFPNM-UPE (2003); Mestre em Literatura e Ensino
(2007) e Doutor em Literatura e Cultura (2011), ambos pelo PPGL-UFPB. Concluiu
o Pós-Doutorado em Teoria da Literatura com a pesquisa pioneira no Brasil
"O Ensino de Literatura Popular nos Cursos de Letras em Instituições
Públicas no Nordeste: o caso da Literatura Popular", pelo PPGL-UFPE
(2012), sob a supervisão do Prof. Dr. Lourival Holanda. Possui artigos
publicados em Revistas e Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, além
de ensaios editados em livros. Elabora pesquisas na área de Letras, com ênfase
em Cultura Popular, Literatura Popular Escrita, Literatura Popular Oral,
Folclore, Literatura Brasileira, Literatura e Ensino e Literatura
Infanto-Juvenil. É professor da disciplina Literatura Popular no Curso de
Letras da UPE - Campus Mata Norte, o primeiro e único Curso de Licenciatura em
Letras do Brasil a possuir a Literatura Popular como cadeira obrigatória, pondo
efetivamente em prática o que afirmam as Diretrizes Curriculares para os Cursos
de Letras (2001), os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental II),
os PCN + (Ensino Médio) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio
(2006) quanto ao ensino de Literatura Popular na Educação Básica.
Poeta Arievaldo Viana
Prof.ª Dr.ª Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (URCA).
Possui graduação em Letras pela Universidade
Regional do Cariri (1993), graduação em Direito pela Universidade Regional do
Cariri (1998), Especialização lato sensu em Língua Portuguesa pela Universidade
Regional do Cariri (1996), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da
Paraíba (2001) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAR,
com estágio no CÉDITEC (Centre détudes des discours, images, textes, écrits,
communications) - Sorbonne - Paris XII. Atualmente é professora adjunta da Universidade
Regional do Cariri (URCA), líder do DISCULTI (Grupo de Estudos em Discurso,
Cultura e Identidades) e pesquisadora do GRUDIOCORPO - Grupo de Estudos do
Discurso e do Corpo, da UNEB, e do GRED - Grupo de Estudos do Discurso, da
UERN. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso
atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso Político, Discurso
Religioso, Cultura e Sociedade, Poéticas da Oralidade, Mídias e Literatura de
Cordel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário