quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PALESTRANTES CONVIDADOS

Prof. Dr. Benedito Antunes (UNESP-Assis).

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Letras [Literaturas de Língua Portuguesa] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Modernismo Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e história, romance brasileiro, leitura e literatura na escola, formação do leitor, Juó Bananére.

Prof.ª Dr.ª Rosângela Sarteschi (USP).

Possui graduação em Letras - Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Letras (Estudos Comprados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora doutora junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Atua na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, nas seguintes linhas de pesquisa: literatura e história; literatura e sociedade, ensino de literatura (a lei 11.645/08 em perspectiva) e literatura comparada nos países de língua oficial portuguesa.


Prof. Dr. Claudicélio Rodrigues da Silva (UFC)

 
Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, na subárea de Poética. Mestre em Literatura Brasileira e teorias da Literatura pela UFF. Graduado em LETRAS pela UEMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas do contemporâneo, erotismo no sagrado e transgressão. É professor adjunto de literatura brasileira na UFC e sob o nome Cláudio Rodrigues, é escritor de literatura infanto-juvenil.

Prof.ª Dr.ª Sarah Diva da Silva Ipiranga (UECE)

Professora Adjunta de Literatura Comparada do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Pós-Doutora em Literatura Brasileira - Centro de Estudos Comparatistas - Universidade de Lisboa ("Infância, memória e formação na poesia de Jáder de Carvalho"). Coordenadora do projeto de pesquisa "Leitura e formação: humanidades literárias". Vice-Coordenadora do PROFLETRAS e responsável pela disciplina "Literatura e Ensino". Tese de Doutorado em Educação Brasileira (UFC): "Imagens da infância: criança, aprendizagem e formação nos contos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector". Dissertação de Mestrado em Estudos Literários (UFMG): "O mal da língua; violência e linguagem nos contos de Rubem Fonseca". Autora do livro O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar.

Prof.ª Dr.ª Ana Célia Clementino Moura (PPGL-UFC).

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, fez Curso de Aperfeiçoamento no Ensino da Língua Portuguesa, e de Especialização em Linguística, em Alfabetização e em Informática na Educação. Fez Mestrado (1997) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: alfabetização, aprendizagem da língua escrita, produção de texto, avaliação, especialmente, de redação e de língua portuguesa no vestibular. Coordenou pesquisa sobre a alfabetização, as condições das escolas e o trabalho docente da rede pública do Estado do Ceará. Atualmente integra a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Ceará, com a função de coordenar a elaboração de itens que constarão do Banco Nacional de Itens (INEP-MEC), para a prova do ENEM na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG). 

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil, contos e literatura de cordel.

Prof.ª Dr.ª Bernadete de Souza Porto (UFC) 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Foi professora na FESP-PE, UEPB, UECE (Visitante) e Adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o grupo de pesquisa em educação e ludicidade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, didática e formação do educador. Trabalhou, de 2004 a 2008, na Faculdade 7 de Setembro, onde coordenou o Núcleo Didático-Pedagógico e lecionou nos Cursos de Pedagogia e Comunicação Social. É professora Adjunta III na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática, onde leciona as disciplinas Didática, Estágio Supervisionado, Ludopedagogia e Docência no Ensino Fundamental. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, é membro do Eixo Aprendiz, Docência e Escola, da Linha Educação Currículo e Ensino e ministra disciplinas na área da Didática, da formação de professores e da Ludicidade. Na UFC, coordenou o Projeto Casa de 2009 a 2012. Atualmente, é Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC), coordenadora institucional do Laboratório interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia.

Prof. Dr. Frederico de Castro Neves (UFC)

Possui graduação em História (UFC, 1986), mestrado em Sociologia (UFC, 1992) e doutorado em História (UFF, 1998), tendo realizado estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2002 e 2013). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: secas, migrações, revoltas camponesas, movimentos sociais e conflitos sociais.

Prof.ª Dr.ª Heloísa Helena Siqueira Correia (UNIR).


É graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência docente em teoria e crítica literária, literatura brasileira, estética, filosofia e ética. Pesquisa as relações entre literatura e filosofia, o fantástico literário em textos de literatura brasileira e latino-americana, entre outras, e os processos de leitura literária. Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, lecionando as disciplinas de teoria e crítica literária no Curso de Licenciatura em Letras-Português e no Programa de Mestrado em Estudos Literários. É membro do GT ANPOLL "Vertentes do Insólito Ficcional" e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários da UNIR. Atua ainda na coordenação de área de gestão e assuntos educacionais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNIR. Estuda principalmente a obra dos seguintes autores: Antônio Cândido, Benedito Nunes, Terry Eagleton, Platão, Nietzsche, Jorge Luís Borges, Júlio Cortázar e Murilo Rubião.

Prof.ª Dr.ª Terezinha Oliveira (UEM).

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e Diretora da Universidade Estadual de Maringá. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores.

Prof. Dr. Humberto Hermenegildo de Araújo (UFRN)

Possui graduação em Letras (UFRN, 1980), mestrado em Teoria e História Literária (UNICAMP, 1991), doutorado em Letras (UFPB, 1996) e estágio de pós-doutorado (Teoria Literária e Literatura Comparada, FFLCH/USP, 2010-2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Crítica Literária e História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: moderna literatura brasileira, regionalismo, correspondência, literatura e ensino, com ênfase no estudo da literatura local e regional.

Prof. Dr. Josivaldo Custódio da Silva (UPE). 
Graduado em Letras (habilitação Português/Inglês) pela FFPNM-UPE (1996.2-2000.1) e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa, também pela FFPNM-UPE (2003); Mestre em Literatura e Ensino (2007) e Doutor em Literatura e Cultura (2011), ambos pelo PPGL-UFPB. Concluiu o Pós-Doutorado em Teoria da Literatura com a pesquisa pioneira no Brasil "O Ensino de Literatura Popular nos Cursos de Letras em Instituições Públicas no Nordeste: o caso da Literatura Popular", pelo PPGL-UFPE (2012), sob a supervisão do Prof. Dr. Lourival Holanda. Possui artigos publicados em Revistas e Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, além de ensaios editados em livros. Elabora pesquisas na área de Letras, com ênfase em Cultura Popular, Literatura Popular Escrita, Literatura Popular Oral, Folclore, Literatura Brasileira, Literatura e Ensino e Literatura Infanto-Juvenil. É professor da disciplina Literatura Popular no Curso de Letras da UPE - Campus Mata Norte, o primeiro e único Curso de Licenciatura em Letras do Brasil a possuir a Literatura Popular como cadeira obrigatória, pondo efetivamente em prática o que afirmam as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras (2001), os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental II), os PCN + (Ensino Médio) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) quanto ao ensino de Literatura Popular na Educação Básica.

Poeta Arievaldo Viana

Natural de Quixeramobim (CE), e hoje vive em Fortaleza (CE), onde trabalha como radialista, publicitário, chargista, xilogravador e poeta popular. É o criador do Projeto ACORDA CORDEL na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos, adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Canindé-CE. Em 2000, foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na qual ocupa a cadeira de nº 40, cujo patrono é João Melchíades Ferreira. Tem cerca de 30 livros e mais de 100 livretos de cordel publicados.

Prof.ª Dr.ª Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (URCA). 

 Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (1993), graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1998), Especialização lato sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (1996), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAR, com estágio no CÉDITEC (Centre détudes des discours, images, textes, écrits, communications) - Sorbonne - Paris XII. Atualmente é professora adjunta da Universidade Regional do Cariri (URCA), líder do DISCULTI (Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades) e pesquisadora do GRUDIOCORPO - Grupo de Estudos do Discurso e do Corpo, da UNEB, e do GRED - Grupo de Estudos do Discurso, da UERN. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso Político, Discurso Religioso, Cultura e Sociedade, Poéticas da Oralidade, Mídias e Literatura de Cordel.















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